domingo, 7 de agosto de 2011

Clube da Esquina

O extremo requinte na Bossa Nova de Tom Jobim e João Gilberto, a Canção de Protesto de Geraldo Vandré, a Jovem Guarda de Roberto e Erasmo Carlos, a Crítica Radical Tropicalista de Caetano Veloso e Gilberto Gil. E eis que surge um Clube Da Esquina, que de tão harmônico em sua síntese de riquezas não foi suficientemente notado em sua infinita amplitude inovadora. Falar sobre o Clube Da Esquina? Talvez verdade que Minas seja um reino à parte, e que a excessiva seriedade da música popular brasileira precisava de outras graças naquela América ditatorial e louca por decretos. Clube Da Esquina... Imagens do cinema choviam naquelas canções, os acordes simples do rock inglês e as melodias circulares de influência celta casavam muito bem nos ares medievais da tradição mineira, e os cantos de Lumiar eram bênçãos nos conflitos do samba contra a guitarra contra o barquinho. Clube Da Esquina? Em meio às tentativas de estudo de sua singularíssima musicalidade, Milton Nascimento continua sendo um maravilhoso enigma, para Lô Borges e Beto Guedes algumas canções dos Beatles ainda são experiências religiosas possíveis, e de Belo Horizonte um sabiá atravessa Penny Lane sem sustos. Agora, se tudo isso não for bem verdade, que estejam reforçados o mistério e o convite para ouvi-lo na voz de Ana Lee.

(M.M. e I.V.)