domingo, 19 de abril de 2009

MÚSICA DE NATAL

Ó matemáticas severas, não vos esqueci desde que vossas sábias lições, mais doces que o mel, infiltraram-se em meu coração, qual onda refrescante. Aspirava instintivamente, desde meu nascimento, a beber em vossa fonte mais antiga que o Sol, e continuo ainda a pisar o átrio sagrado de vosso templo solene, eu, o mais fiel de vossos iniciados.
Lautréamont

Não acredito que a matemática seja o resultado de uma atividade criativa da parte das pessoas, que tenha sido inventada. Ela se mantém coesa com uma integridade que ultrapassa as capacidades da curta história da consciência humana...As cariadas teorias matemáticas não passam de impressões de viajantes que regressaram de uma terra distante...A paisagem matemática foi extensamente percorrida, mapeada, vivenciada e utilizada no mundo biológico muito antes que a espécie humana tivesse evoluído. Qual é o papel da matemática na coevolução da alma do mundo e da consciência humana?
Ralph Abraham

A raça humana é
uma semana
do trabalho de Deus.
Gilberto Gil

Essas palavras encontram Johann Sebastian Bach, que em “Jesus Alegria Dos Homens”, de 3 notinhas em 3 notinhas, vai aclarando, entre outras coisas, o Mistério Da Santíssima Trindade, que graças a Vinícius de Moraes pode ser cantado também neste natal.

(M.M.)